domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente!



Não é apenas só nesta data que devemos olhar mais para o verde e ter consciência de que precisamos fazer algo mas sim todos os dias, porque todo dia é dia de promover e compartilhar boas práticas a favor do desenvolvimento sustentável.
Já existem vários programas de educação ambiental e projetos que levam tanto a adultos quanto a crianças essa responsabilidade social, despertando cada vez mais essa consciência ecológica, colocando em prática o que se aprende e levando para o dia-a-dia simples atitudes que fazem a diferença, firmando mais ainda esse compromisso com o meio ambiente.

A natureza GRITA, o mundo pede socorro!



Da mesma maneira que existem pessoas que tem um olhar diferenciado para o mundo, que sabe da importância da preservação, do cuidado que temos que ter com a natureza, com a mãe terra, também existe o outro lado. O lado da destruição, o lado de quem só pensa no dinheiro, na riqueza própria. Pessoas desmatando nossas florestas, acabando com o verde sem pensar nas consequências (que na verdade já estão acontecendo), sem pensar que nessas florestas existem vidas preciosas da fauna e da flora, e que todo o prejuízo ali construído, somando com o que acontece no dia-a-dia nas cidades, nas ruas, em casa.. que tudo isso se volta contra nós, porque a natureza já está nos dando respostas sobre esses atos de irresponsabilidades.
Mas também boas notícias andam acontecendo.
Reciclar, reduzir a emissão de CO2, diminuir e substituir embalagens são algumas das formas que certas empresas já estão utilizando em seu processo de fabricação. Além de aumentar a conscientização dos funcionários também estão levando, através desses produtos, soluções mais sustentáveis para a produção e utilização!
Múltiplas alternativas já estão surgindo, seja no vidro, no plástico, no papel/papelão ou no metal. Como em uma matéria que eu li falando sobre garrafas ecológicas, uma ótima idéia e bastante interessante! Se trata de uma linha de embalagens de vidro Leve+Verde, fabricada pela O Wens-IIIionis. As peças são de 18% a 25% mais leves em comparação a outras do mesmo formato e produzidas com a mesma matéria-prima. A linha reduziu na Austrália em 20% o consumo de energia e em 12% o de água na produção das garrafas. No Brasil isso pode ser ainda mais animador, já que a empresa comercializa um maior número de produtos aqui.
São atitudes assim que mais empresas devem apostar, não apenas com o vidro mais também com plástico, com o papel etc.

O caminho é longo mas se cada um começar a fazer sua parte com simples gestos, atitudes e com a ajuda desses programas e oficinas sobre o meio ambiente, levando também essas informações para as escolas, para as nossas crianças começarem a aprender desde cedo sobre a preservação que vai desde o lixo no lixo até uma visão mais ampla sobre o mundo.
Com cada um fazendo sua parte, levando e mostrando também à outras pessoas que não têm tanto acesso a todas essas informações que ajudam e muito o nosso querido planeta.
É muito importante todo esse processo, por mais que a caminhada seja longa e difícil nós conseguiremos chegar lá, se não pararmos de lutar!


"A força está em nossas mãos,
A força vem do coração,
A força está em cada um de nós!"

Monte Zion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário