domingo, 16 de maio de 2010

Cultura!

Me deparei com um colorido tão lindo na Casa da Cultura! Artesanatos incríveis, olhinhos brilhando, prestando atenção em tudo!
A casa da cultura foi construída em 1867, inicialmente como uma casa de detenção e funcionou assim por 118 anos. O edifício apresenta o formato de cruz, e é composto por quatro raios correspondestes aos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste), todos com três pavimentos, que confluem para um saguão central, coberto por uma cúpula metálica – o Mirante.

Por não achar mais seguro ter um presídio no centro da cidade e pela sua super lotação, o governador Eraldo Gueiros Leite decidiu em 1973 fechar a Casa de Detenção do Recife. Três anos após o fechamento, no dia 14 de abril (data do meu aniversário!),
é reinaugurada como Casa da Cultura. Hoje as celas tornaram-se lojinhas de artesanato que fazem o maior sucesso com turistas do mundo inteiro, além dos próprios recifenses, claro! Inclusive EU!
Andando pelos corredores e apreciando algumas lojinhas fiquei encantada com a maquete feita de palitos de picolé, na hora que vi, a primeira palavra que saiu da minha boca foi: "como é lindo o artesanato!". E ainda mais quando entrei nas lojinhas fiquei deslumbrada com a diversidade de objetos feitos à partir de coisas simples, cujo resultado é lindíssimo!

Colorido se encontrava ali!

É um lugar que a minha alma reconhece de longe e que me sinto super bem junto com esses trabalhos! :)

Beeeeijos da Baby Hippie! =*

Legenda das fotos acima (clique na imagem para ampliá-la).
1. Vista atual da Casa da Cultura - 2. Imagem dos tempos em que ainda funcionava como casa de detenção - 3. Entranda de uma das várias lojinhas - 4. Maquete do prédio feita com palitos de picolé - 5. Vista de um dos corredores (destaque para o elevador ao centro).

2 comentários:

  1. Que legal, tanto a história quanto a construção, deve ser muito legal ver ao vivo! =)

    ResponderExcluir
  2. Quando você vier conhecer Recife, vou te mostrar lugares lindos e bem legais, meu amigo!
    Vale super a pena conferir!
    ^^

    ResponderExcluir